picture
março 23, 2016 Design 0 Comments

A importância da comunicação visual para o sucesso de um negócio

Título

Você já parou para pensar na importância do design para o mercado corporativo? A identidade visual de uma empresa define não apenas a primeira impressão que um público terá dela, mas é responsável pela imagem que ela transmite aos seus públicos de interesse, é como ela é vista.

Em um mercado cada vez mais concorrido, com produtos e serviços semelhantes em todo lugar, uma comunicação visual de qualidade pode fazer toda a diferença no sucesso de um negócio. Um design agradável, criativo e marcante instintivamente convida o cliente, gerando interesse. Da mesma forma, um design “simplório” e “pobre” gera afastamento e desinteresse.

Ilustração-1

 

O chamado LOGO (logotipo) é o símbolo da empresa, isto é, transmite seus valores, ideais e conceitos. Esta “imagem” é o primeiro contato que o consumidor/cliente tem com uma marca/corporação. Assim, é fundamental que ela realmente traduza a “personalidade” da empresa, de forma criativa, expressiva e de fácil assimilação.

Ignorar a importância da comunicação visual é fechar portas para a obtenção de novos negócios, podendo gerar, inclusive, uma imagem de “amadorismo” ou “despreparo” para a empresa. Há quem considere o investimento em design (logotipo, website, cartão de visitas e material gráfico) muito alto para um prazo relativamente curto, no entanto, bons exemplos comprovam que, a médio/longo prazo, tal investimento torna-se decisivo nos lucros, uma vez que o visual agrega valor à marca e gera proximidade com os clientes, diferenciando uma empresa das demais.

Ilustração-2

 

Fonte: Quartel Design